terça-feira, 2 de novembro de 2010

Criar um Email Marketing

Criar um Email Marketing

Você está trabalhando para uma empresa de Suporte Técnico e necessita fazer um email marketing para divulgar os principais serviços da empresa que são:

  • Consultoria Doméstica
  • Consultoria Empresarial
  • Manutenção de Redes de Computadores
  • Manutenção de Websites

Precisamos de dois modelos, um para os já clientes, e outro para os clientes potenciais, você pode realizar o exercício no Power Point ou no Corel Draw.

Quem desejar receber um feedback é só mandar via email para mim: instrutor_jorge@hotmail.com

Como Criar um Email Marketing Eficiente

Após descobrirmos a importância das Redes Sociais para os negócios, vamos aprender um pouco mais sobre algumas técnicas vistas anteriormente, uma delas é o email marketing.

Leia o artigo abaixo publicado originalmente no site Heat.com.br

O uso de email marketing pode ser uma maneira muito interessante de divulgar seus produtos e serviços. Através de mensagens personalizadas, seus clientes ficam sabendo das novidades e promoções sem os altos custos das campanhas impressas.

Aqui vamos falar um pouco de como montar sua estratégia e potencializar feedbacks positivos:

Mensagem direta a quem interessa

O bom uso do email marketing requer cautela e planejamento. A regra número um é ter a autorização de quem vai receber seu email. Nada mais desagradável que ter sua caixa postal cheia de mensagens não desejadas. O resultado pode ser extremamente negativo para sua marca, gerando o efeito contrário do esperado.

Como sabemos, spams são proibidos e, portanto, estão fora de discussão. A regularidade das mensagens devem ser estabelecidas com critério, podendo ser mensais ou quinzenais de acordo com a necessidade de seu negócio e sem cansar sua base de clientes.

Outro ponto fundamental é deixar sempre em fácil acesso as opções para requisição e desistência dos emails. Ao enviar a uma base de clientes que optaram por receber suas mensagens as chances de resultados positivos serão maiores.

Newsletters

Transformar seu email marketing em uma newsletter também é uma opção positiva. Mesclar notícias com promoções pode ser uma forma interessante de criar vínculo com seus clientes, informando-os das novidades do segmento. Além disso, pode ser uma boa ação de venda.

Divulgue suas ações, campanhas, eventos e ofertas exclusivas para os assinantes de sua newsletter. Se contruídas com conteúdo agradável e atrativo, podem se tornar uma eficiente forma de fidelizar clientes.

Segmente seu público

Para melhores resultados no uso de email marketing a segmentação do público alvo é primordial. Ela pode ser feita por diferentes critérios de acordo com os seus objetivos de marketing.

Alguns dos critérios mais utilizados são sexo, idade, região e grupos de interesse. De nada adianta você divulgar a venda de maquiagem para um público masculino. Por isso, a segmentação deve ser feita caso a caso e quanto mais focada, melhores os resultados.

Um exemplo pode ser uma divisão entre os consumidores que compram com frequência e os que compram anualmente. Para o primero grupo, você pode enviar um email com ofertas exclusicas e planos de fidelidade. Já para o segundo, envie conteúdo sobre lançamento de produtos.

Aqui, como em qualquer ação de marketing, é primordial conhecer a fundo seu público alvo para enviar a cada um de seus grupos a mensagem que esperam. Com foco, bom senso e conteúdo interessante, as chances de resultados positivos são muito maiores.

Após a leitura faremos uma atividade prática ;)

A Importância das Redes Sociais nos Negócios

Redes Sociais são um agrupamento de pessoas com os mesmos gostos, interesses e valores.

A importância das Redes sociais para as empresas é imensa, o tão comentado marketing boca-a-boca, com isso os empresários conseguem um meio de comunicação direto com o seu público-alvo.

No início tínhamos as intranets e extranets, mas com a explosão da WEB 2.0, que mudou o comportamento e o perfil do internauta, tornou-se necessário abrir as portas para os clientes, dessa forma, oferecendo novas idéias às empresas.

As maiores Redes Sociais no momento são o Facebook, Orkut e Twitter, com um perfil nesses sites é possível realizar uma interação muito eficiente com o cliente, desde que de forma correta.

De acordo com o IBOPE as fontes de informação com maior influência na decisão de compra dos consumidores são:

  • Site do fabricante do produto (66%)
  • Boca-a-boca (61%)
  • Site de lojas (58%)
  • Redes Sociais (45%)

Ainda acha que é perda de tempo? Acredito que não =D

Vejamos algumas coisas que poderá implementar no seu marketing online:

  • Hot Site
  • Blog
  • Advergame
  • Leilão Virtual
  • Webvideos
  • Animes
  • Widgets
  • Links patrocinados
  • E-mail Marketing
  • Banner em portais

Abaixo há uma matéria retirada do site Brasil SEO (http://www.brasilseo.com.br/social-media-marketing/redes-sociais-e-sua-importancia-em-seo) sobre as Redes Socias, leiam para poder fixar melhor =D

Dando continuidade ao artigo anterior (Web 2.0 e Tendências do Futuro) falarei hoje sobre as Redes Sociais da Web, seus papéis na divulgação de conteúdo e como estas influenciam na aquisição de links externos, no aumento de visitas ao seu site e no posicionamento do seu site nos buscadores.

Entende-se por Rede Social como “uma das formas de representação dos relacionamentos afetivos ou profissionais dos seres humanos entre si ou entre seus agrupamentos de interesses mútuos.” (Definição: Wikipédia).

Atualmente na web, as redes sociais estão presentes em sites de relacionamento online, e muitas vezes é possível se construir uma rede de contatos dentro de sites de social media. Os exemplos mais populares de redes sociais são o orkut, facebook, e myspace.

E como isso proporciona o favorecimento em SEO? Assim como qualquer meio de divulgação online, no qual se incluem várias técnicas de link building (cadastro em diretórios, press releases, submissão em sites de social bookmarking, article submissions, feeds), as redes sociais possibilitam espalhar links externos pela Web.

A grande diferença no uso de redes sociais é, além de espalhar links externos, poder fazer com que esses links externos sejam acessados por o máximo de pessoas possíveis. Isso se consegue criando uma forte rede de contatos de possíveis pessoas que gostariam de apreciar seu conteúdo.

Para isso busque sempre compartilhar links com pessoas que tenham interesse no seu conteúdo, submeta seus links em comunidades ou categorias relacionadas ao tema de sua submissão, e aos poucos torne-se alguém “importante” dentro da rede social da qual você atua. E mais um ponto importante: não use de técnicas desonestas como spam para se promover em uma rede social. As conseqüências podem ser ruins, podendo resultar em punições, para você e para o site ou blog de onde você está postando a notícia.

Fonte: NextG

Ganhar Dinheiro na Internet

O site NeoBux está pagando 1 centavo de dólar para cada anúncio que você clicar rsrsr. Para quem tem bastante tempo livre é uma boa forma de conseguir um dinheirinho =D

Clique aqui

Atendimento Telefônico

Olá vamos falar um pouco sobre atendimento telefônico =] O atendimento telefônico é considerado um MV(Momento Verdade) a hora em que você pode ganhar o cliente, ou perdê-lo para todo o sempre rsrsr. Então neste texto há algumas dicas de como se comportar frente a um aparelho telefônico, para quem não tem este costume o manual poderá ser um grande aliado na vida profissional.

Comentem suas experiências por telefone, erros e talz, para que possamos aprender mais.


Oferece sugestões práticas sobre como falar ao telefone.
Por Ivan Tadeu Barbosa

Sua função é vital, pois as comunicações telefônicas estão presentes em todas as áreas e operações da empresa. Seu cargo exige eficácia, tato, diplomacia, paciência e tolerância, especialmente para os que não os tem. Um modo educado de tratar, uma solicitude especial ao atender as partes, conquista amigos e influencia pessoas, mesmo quando elas são intolerantes e indelicadas. Fale sempre da maneira que você gostaria de ouvir.

SEJA CONCISA

Sem deixar de dizer as coisas importantes, experimente expressa-las em poucas palavras sem excluir a clareza nem a delicadeza.

PALAVRAS PROIBIDAS:

“Alô”
“Pronto”

AO RECEBER UM CHAMADO EXTERNO

“Indústrias Atlas, bom dia (ou boa tarde)”

Rapidamente, tanto quanto possível, faça a conexão, anunciando-a para quem irá recebe-la:

nome da pessoa e da
empresa que representa.

AO FAZER UMA LIGAÇÃO EXTERNA

Um cumprimento amável, cordial, abre caminho, uma identificação bem feita o consolida.

“Bom dia, o sr. Sérgio, das Indústrias Atlas deseja falar com o sr Azarias”
“Bom dia, o sr. Sérgio, diretor comercial das Indústrias Atlas, deseja falar com o sr Paulo do setor de compras”

ATENDENDO:

“O sr. Ferreira não está, alguma outra pessoa poderia atendê-lo? “
“O ramal está ocupado, o senhor aguarda ou prefere que anote o seu número para que o sr. Ferreira o chame depois ? “

Não interrompa o interlocutor, cortando-lhe a frase. Deixe que ele acabe a fala para você, depois, apresentar suas razões ou justificativas. Usar expressões delicadas como “por favor, muito obrigado, às suas ordens, um momento por favor”. É uma maneira de “sorrir” pelo telefone.

LIGAÇÕES INTERNAS:

Quando não puder efetuar uma ligação imediatamente.
“Não há linha disponível, chamarei depois”

E chame mesmo! Tome nota, não confie na memória.
Ao atender, identifique-se dizendo o seu nome.
Fale apenas o estritamente necessário.
Evite conversas particulares.
Seja discreta : lembre-se sempre de seguir esta regra “O silêncio é ouro”.

RECADOS E ANOTAÇÕES:

Você poderá revelar-se atenciosa, sem se mostrar servil. Receba os recados com solicitude, anote-os em papel adequado e providencie rapidamente a sua entrega. Tenha sempre à mão o material necessário às anotações e recados.

NÃO DIGA:

“Ele não chegou a-in-da…”
“ELE NÃO ESTÁ !!!
“Ele está descansando…”
“Ele tá de folga”
“Ele não disse onde iria nem quando voltaria”
“Eu não sei, ele não disse nada prá mim”
“Ele está no banheiro”
“Ele não pode atender agora”
“Ele está muito ocupado”
“Quem é que tá falando ?”

DIGA

“Ele está em outra ligação. O sr quer que ele o chame depois ?”
“Ele está numa reunião no momento. O sr quer que ele o chame depois ?”
“Ele saiu da sala por alguns minutos, o sr liga depois ou ou prefere que anote o seu número para que ele o chame ?
“O sr poderia dizer-me o seu nome? “

EVITE “INTIMIDADE”

Ela desvia o “interesse” do cliente e dificulta a comunicação. Não diga :

“Meu querido, meu amor, meu anjo, meu bem, chuchu, minha flor, fofinho, coração, etc.”

SEJA AGRADÁVEL USANDO EXPRESSÕES FORMAIS:

“Por nada, eu que agradeço”
“Está bom?”
“Como vai?”
“Tudo bem com o sr?”

EVITE OS VERBOS NO PASSADO:

“Eu gostaria de…”
“Eu precisava…”
“Eu poderia…”
“Se o senhor quisesse…”
“Talvez eu possa…”
“Quem sabe…”

Estes verbos induzem o cliente a pensar que a solicitação será negada ou feita com má vontade. Transmite uma imagem de incerteza e insegurança.

USE OS VERBOS NO PRESENTE:

“Eu posso…”
“Eu preciso…”
“Eu quero…”
“Eu vou fazer”

NÃO USE EXPRESSÕES DÚBIAS:

“Acho que…”
“Não tenho certeza…”
“Penso que…”
“Talvez…se eu puder”
“Sei lá, vou ver se dou um jeito”

VOCÊ TRANSMITE SEGURANÇA QUANDO DIZ:

“Acredito que…”
“Com certeza…”
“Sei que…”
“Assim que…”
‘Percebo que o melhor para o sr é….”

AO OUVIR RECLAMAÇÕES OU LAMENTAÇÕES, TENTE CONTORNAR A SITUAÇÃO:

“Sei como o sr se sente…”
“Sinto que posso ajudá-lo…”
“Entendo o que o sr está dizendo…”

NÃO USE GÍRIAS:

“Tá legal, tudo em cima?, E aí, tudo jóia? Ha….ha. Falô. É isso aí !”

EVITE OS VÍCIOS DE LINGUAGEM:

“Né ?, Sabe…? , Entende ? Certo ? De modos que…”
“A gente vai, a gente foi, a gente falou, a gente quer, a gente ia…”

E TAMBÉM O “GERUNDISMO”:

“vou estar agendando”; “vou estar passando”; “vou estar avisando”…

SE ERRAR:

Não se esqueça de desculpar-se quando fizer alguma ligação errada:

“Desculpe-me, fiz ligação errada”
“Desculpe-me, foi engano”

Observe sempre:
tom de voz ( fale naturalmente ),
clareza e
atenção.

O segredo do atendimento telefônico é uma voz e uma atitude de quem deseja realmente prestar serviços com qualidade.

Quando o cliente (externo ou interno) telefona, bom atendimento é…

Atender o telefone prontamente.

“Adicionar” um simpático sorriso na sua voz.

Falar com clareza ao cliente.

Identificar-se logo de início para com o cliente.

Usar o nome do cliente com freqüência, deixando-o seguro de que o atendimento é personalizado.

Agradecer ao cliente.

Não deixá-lo pendurado no telefone sem informa-lo do que está acontecendo.

Fonte: www.isecretarias.com.br

Exercitando o Arquivamento

Após a leitura do texto sobre arquivamento é hora de treinar um pouquinho XD.

Como nem sempre temos disponíveis tantos documentos assim em nossa humilde residência, iremos fazer o favor de arrumar melhor os nossos papéis em casa, viva!

Então seguindo os princípios vistos anteriormente iremos utilizar o método das pastas vazias:
Iremos colocar alguns adesivos em cada pasta para facilitar vou dar um exemplo mas podem mudar conforme a necessidade ^^:
*01-00 : Contas - O nome já é auto-explicativo né? rsrsr
*02-00 : Planos Futuros - Viagens, Folhetos com alguma coisa legal que queira comprar....
*03-00 : Certificados - De cursos, diplomas etc.. Muito bom para aumentar a moral.
*04-00 : Documentos - RG, CPF, Título de Eleitor.. Ideal para não perder documentos.

Depois é só continuar, infelizmente minha criatividade não é infinita rsrs, boa sorte e postem o que conseguirem fazer galerinha ^^

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Como Arquivar

Vamos falar um pouco sobre arquivamento, uma das tarefas mais importantes da secretária, o bom arquivamento permitirá a fácil localização de documentos bem como organizar da melhor forma possível a empresa. Iremos ler essa matéria do site doceshop.com.br e comentar posteriormente ;)

"Organizar documentos é a mesma coisa que organizar a empresa, sem exageros. Um erro comum nas administrações é o de tratar o arquivo da empresa como um mero depósito de documentos, quando na verdade o arquivo é um centro ativo de informações."


Um arquivo bem pensado e organizado serve para:

* Revelar o que já foi feito e os resultados obtidos
* Revelar o que está para ser feito
* Diminuir a duplicidade de trabalho
* Evitar repetições desnecessárias de experiências
* Evitar improvisos e inadequações
* Encontrar bons parceiros e fornecedores
* Avaliar o empreendimento por partes
* Avaliar o empreendimento com um todo
* Transmitir ordens e ensinar como fazer
* Libertá-lo para aproveitar o dinheiro

Não cometa o erro de menosprezar seu arquivo. Ele é a fonte de pesquisa para todos os ramos administrativos e ajuda muito na tomada decisões. Porém, antes de conseguir fazer do seu arquivo um parceiro administrativo, um amigo conselheiro e gerador de ideias, será preciso conhecer algumas técnicas de arquivamento.

Como dar vida ao seu arquivo de documentos

Gosto da ideia de empresas como organismos vivos. Elas são mesmo! Bom, algumas delas são. Assim como qualquer outro organismo, chega um momento que elas passam a ‘viver’ sozinhas, onde a administração é o cérebro que mantém tudo coordenado e crescendo.

Seguindo este raciocínio, o arquivo de documentos seria então a memória nesse cérebro administrativo. Onde tudo que é aprendido, tudo que foi feito e será feito deve ficar armazenado.

Se você deixar que alguém (funcionário) ou você mesmo guarde para si essa memória, toda a empresa corre o risco de ficar vagando sem rumo caso essa pessoa se ausente. Portanto, também é preciso muito cuidado com os perfis centralizadores de informação.

Os arquivos existem basicamente por dois bons motivos:

* As exigências da legislação pública
* Organização interna da empresa.

Os princípios básicos para começar arquivar são:

* A classificação dos tipos de documentos
* A codificação, que pode ser alfabética ou numérica

Tudo muito simples não é mesmo? Mas existe um insight genial reservado aos que levam a fase da classificação de documentos a sério. É nessa etapa que começamos a fazer a engenharia reversa da empresa, descobrindo como ela funciona de trás para frente.

É possível fazer essa engenharia reversa, porque todas as atividades devem gerar documentos comprobatórios, sejam eles físicos ou digitais. Tudo que é feito durante o trabalho gera algum tipo documento, se não gerar provavelmente alguma coisa está faltando.
A técnica de arquivamento das pastas vazias

É interessante observar como empresas diferentes têm basicamente as mesmas estruturas organizacionais, gerando documentos em comum. Não há muita diferença nos tipos de documentos gerados pelas grandes e as pequenas empresas.

Com base nesse raciocínio, é possível criar uma estrutura funcional de arquivamento, que pode ser compartilhada entre vários empreendedores e empreendimentos diferentes.

Misturando várias técnicas que adquirimos com o tempo, vou disponibilizar para seu uso a lógica de arquivamento abaixo, onde cada número pode ser considerado como uma pasta que deve ser criada em seu arquivo, mesmo que de início ela fique vazia.

As pastas vazias tornam-se uma técnica para você saber o que falta fazer. Imprima e cole este índice das pastas do lado de fora do seu arquivo e coloque apenas os números nas pastas, estamos utilizando a codificação numérica e você precisará de um índice descritivo para encontrá-las.

  • 01.00 – Plano de negócios. Documento responsável por responder os como, onde, quando e porques da empresa, precisa ser o primeiro passo em direção aos objetivos do empreendedor. Deve ser arquivado na pasta número 1.
  • 02.00 – Atividades operacionais. Pasta onde serão arquivados os fluxogramas que mostram como são e como deverão ser feitas as tarefas relacionadas a produção, comercialização e prestação de serviços que a empresa pratica.
  • 03.00 – Produtos. Dados como preços, custos, peso, etc… devem ficar nesta pasta. Se a empresa já tiver um sistema informatizado para armazenagem e manuseio, esta pasta pode ser usada para arquivo de folder ou outro material impresso.
  • 04.00 – Estratégias de marketing. Onde ficarão guardadas as pesquisas de mercado, os mecanismos criados para comunicação com o público alvo, os planos estratégicos de pagamento, o planejamento visual da empresa, garantias, etc…
  • 05.00 – Clientes. Dados como nome, telefone, endereço, etc… devem ficar nesta pasta. Se a empresa já tem um sistema informatizado para isso, a pasta deve ser usada para informações gerais como limite de crédito e controles de pagamento.
  • 06.00 – Fornecedores. Dados como nome, telefone, endereço, etc… devem ficar nesta pasta. Se a empresa já está informatizada para isso, a pasta deve ser usada para guardar as duplicatas pagas, junto com suas respectivas notas fiscais.
  • 07.00 – Financeiro. Aqui devem ser guardados o fluxo de caixa do empreendedor, contas a pagar, contas a receber, relação de contas vencidas, boletos de receitas e despesas, documentos de bancos, o fluxo financeiro. Criar uma pasta para cada coisa, como 07.01 para o fluxo de caixa.
  • 08.00 – TI. Para guardar notas fiscais de máquinas, peças, softwares, contratos com empresas de hardware e software, registros de programas, etc… Deve-se criar uma pasta para cada coisa, como 08.01 para notas de hardware e assim por diante.
  • 09.00 – Recursos humanos. Para guardar o plano de carreira e cargos, regimento interno, currículos em perspectiva, pesquisa de antecedentes, folha de pagamento de autônomos, o prontuários dos funcionários, contribuições da empresa (INSS)…
  • 10.00 – Setor jurídico. Onde devem ser guardados os controles com problemas jurídicos de dívidas vencidas com fornecedores, créditos a receber vencidos de clientes, processos a favor e contra a empresa. Sempre mantendo cada coisa em uma subpasta.
  • 11.00 – Diretoria e gerentes. Onde devem ser guardados seus respectivos prontuários, planejamento de pro-labore, recibos de pagamento, férias, checklist das tarefas a serem realizadas diariamente. Uma pasta para cada pessoa.
  • 12.00 – Brainstorm. Os resultados e atas de reuniões para solucionar problemas e criar ideias com sócios, diretores, gerentes, funcionários e clientes. Ideias do caderninho pessoal, ideias de outras reuniões, etc…
  • 13.00 – Material de treinamento. Todo o material de treinamento comprado ou criado dentro da própria empresa devem ser guardados nesta pasta. Crie uma pasta para vídeos, outra para apostilas, outra para Cds de áudio e assim por diante.
  • 14.00 – Arquivo morto e impostos. Controle das notas fiscais já contabilizadas, impostos e arquivo morto, DECA, livro de inventário, Simples, notas do ativo fixo, guias de recolhimento, livro de inspeção do trabalho, recibos de pagamento do IRPF, etc…
  • 15.00 – Custos fixos. Aluguel, luz, água, telefone, honorários do contador, folha de pagamento, INSS, FGTS, honorários do advogado, condomínio, vale transporte, vale refeição, leasing do carro, etc… Devem ser arquivados cada um em sua pasta.
  • 16.00 – Arquivo vivo. Notas de vendas, compras, ativo fixo, de despesa de markeging, produção, impostos pagos, despesas administrativas, etc… A diferença dessa pasta é que após os documentos serem contabilizados eles migram para suas respectivas pastas já listadas acima. Por exemplo, as notas com despesas administrativas migram para a pasta 06.00 (fornecedores).
  • 16.01 – Possíveis parcerias. Durante o dia a empresa recebe muitos papéis, documentos e e-mails de propostas comerciais, parcerias, representações, etc… Instrua os funcionários a não jogar nada fora. Guarde os documentos nesta pasta para análise.
  • 16.02 – Cartões de visita. Colecione os cartões de visitas recebidos durante eventos, palestras, encontros de negócios e outros eventos sociais. Lembre-se de anexar junto com os cartões, uma breve descrição de como foi o encontro para você se lembrar das pessoas depois.
  • 16.03 – Agenda e caderninho. Um local seguro para guardar sua agenda e as anotações do caderninho que todo empreendedor antenado tem. Uma excelente maneira de não deixar escapar uma única idéia sequer.

Fonte: http://www.doceshop.com.br

Luz na escuridão

Luz na escuridão

Um dia, um menino de 3 anos estava na oficina do pai, vendo-o fazer arreios e selas. Quando crescesse, queria ser igual ao pai. Tentando imitá-lo, tomou um instrumento pontudo e começou a bater numa tira de couro. O instrumento escapou da pequena mão, atingindo-lhe o olho esquerdo.

Logo mais, uma infecção atingiu o olho direito e o menino ficou totalmente cego.

Com o passar do tempo, embora se esforçasse para se lembrar, as imagens foram gradualmente desaparecendo e ele não se lembrava mais das cores. Aprendeu a ajudar o pai na oficina, trazendo ferramentas e peças de couro.

Ia para a escola e todos se admiravam da sua memória. De verdade, ele não estava feliz com seus estudos. Queria ler livros. Escrever cartas, como os seus colegas. Um dia, ouviu falar de uma escola para cegos.

Aos dez anos, Louis chegou a Paris, levado pelo pai e se matriculou no instituto nacional para crianças cegas. Ali havia livros com letras grandes em relevo. Os estudantes sentiam, pelo tato, as formas das letras e aprendiam as palavras e frases. Logo o jovem Louis descobriu que era um método limitado. As letras eram muito grandes. Uma história curta enchia muitas páginas. O processo de leitura era muito demorado. A impressão de tais volumes era muito cara. Em pouco tempo o menino tinha lido tudo que havia na biblioteca.

Queria mais. Como adorava música, tornou-se estudante de piano e violoncelo. O amor à música aguçou seu desejo pela leitura. Queria ler também notas musicais.

Passava noites acordado, pensando em como resolver o problema. Ouviu falar de um capitão do exército que tinha desenvolvido um método para ler mensagens no escuro. A escrita noturna consistia em conjuntos de pontos e traços em relevo no papel. Os soldados podiam, correndo os dedos sobre os códigos, ler sem precisar de luz.

Ora, se os soldados podiam, os cegos também podiam, pensou o garoto. Procurou o capitão Barbier que lhe mostrou como funcionava o método. Fez uma série de furinhos numa folha de papel, com um furador muito semelhante ao que cegara o pequeno.

Noite após noite e dia após dia, Louis trabalhou no sistema de Barbier, fazendo adaptações e aperfeiçoando-o. Suportou muita resistência. Os donos do instituto tinham gasto uma fortuna na impressão dos livros com as letras em relevo. Não queriam que tudo fosse por água abaixo.

Com persistência, Louis Braille foi mostrando seu método. Os meninos do instituto se interessavam. À noite, às escondidas, iam ao seu quarto, para aprender. Finalmente, aos 20 anos de idade, Louis chegou a um alfabeto legível com combinações variadas de um a seis pontos.

O método Braille estava pronto. O sistema permitia também ler e escrever música. A ideia acabou por encontrar aceitação. Semanas antes de morrer, no leito do hospital, Louis disse a um amigo: "Tenho certeza de que minha missão na Terra terminou."

Dois dias depois de completar 43 anos, Louis Braille faleceu. Nos anos seguintes à sua morte, o método se espalhou por vários países.

Finalmente, foi aceito como o método oficial de leitura e escrita para aqueles que não enxergam. Assim, os livros puderam fazer parte da vida dos cegos. Tudo graças a um menino imerso em trevas, que dedicou sua vida a fazer luz para enriquecer a sua e a vida de todos os que se encontram privados da visão física.

Há quem use suas limitações como desculpa para não agir nem produzir. No entanto, como tudo deve nos trazer aprendizado, a sabedoria está, justamente, em superar as piores condições e realizar o melhor para si e para os outros.


O prognóstico

O prognóstico

Uma jovem mãe, submetida a um tratamento contra câncer, voltou do hospital sem cabelos, por causa da radioterapia, e muito consciente da sua aparência.

Estava sentada na cozinha, quando seu filho apareceu na porta, olhando-a curiosamente.

Quando a mãe iniciou o discurso que ensaiara para ajudá-lo a entender o que via, o menino se aproximou e aconchegou-se em seu colo, quietinho, a cabeça recostada em seu peito.

A mãe acariciou a cabecinha do filho e disse: "Você vai ver como daqui a pouco o meu cabelo vai crescer e eu vou ficar melhor, como era antes."

O menininho se levantou, olhou para a mãe pensativo. Com a espontaneidade de seus seis anos, respondeu: "Seu cabelo está diferente, mas seu coração está igualzinho."

A mãe não precisava mais esperar por "daqui a pouco" parar melhorar. Com os olhos cheios de lágrimas, ela se deu conta de que já estava muito melhor.