terça-feira, 2 de novembro de 2010

A Importância das Redes Sociais nos Negócios

Redes Sociais são um agrupamento de pessoas com os mesmos gostos, interesses e valores.

A importância das Redes sociais para as empresas é imensa, o tão comentado marketing boca-a-boca, com isso os empresários conseguem um meio de comunicação direto com o seu público-alvo.

No início tínhamos as intranets e extranets, mas com a explosão da WEB 2.0, que mudou o comportamento e o perfil do internauta, tornou-se necessário abrir as portas para os clientes, dessa forma, oferecendo novas idéias às empresas.

As maiores Redes Sociais no momento são o Facebook, Orkut e Twitter, com um perfil nesses sites é possível realizar uma interação muito eficiente com o cliente, desde que de forma correta.

De acordo com o IBOPE as fontes de informação com maior influência na decisão de compra dos consumidores são:

  • Site do fabricante do produto (66%)
  • Boca-a-boca (61%)
  • Site de lojas (58%)
  • Redes Sociais (45%)

Ainda acha que é perda de tempo? Acredito que não =D

Vejamos algumas coisas que poderá implementar no seu marketing online:

  • Hot Site
  • Blog
  • Advergame
  • Leilão Virtual
  • Webvideos
  • Animes
  • Widgets
  • Links patrocinados
  • E-mail Marketing
  • Banner em portais

Abaixo há uma matéria retirada do site Brasil SEO (http://www.brasilseo.com.br/social-media-marketing/redes-sociais-e-sua-importancia-em-seo) sobre as Redes Socias, leiam para poder fixar melhor =D

Dando continuidade ao artigo anterior (Web 2.0 e Tendências do Futuro) falarei hoje sobre as Redes Sociais da Web, seus papéis na divulgação de conteúdo e como estas influenciam na aquisição de links externos, no aumento de visitas ao seu site e no posicionamento do seu site nos buscadores.

Entende-se por Rede Social como “uma das formas de representação dos relacionamentos afetivos ou profissionais dos seres humanos entre si ou entre seus agrupamentos de interesses mútuos.” (Definição: Wikipédia).

Atualmente na web, as redes sociais estão presentes em sites de relacionamento online, e muitas vezes é possível se construir uma rede de contatos dentro de sites de social media. Os exemplos mais populares de redes sociais são o orkut, facebook, e myspace.

E como isso proporciona o favorecimento em SEO? Assim como qualquer meio de divulgação online, no qual se incluem várias técnicas de link building (cadastro em diretórios, press releases, submissão em sites de social bookmarking, article submissions, feeds), as redes sociais possibilitam espalhar links externos pela Web.

A grande diferença no uso de redes sociais é, além de espalhar links externos, poder fazer com que esses links externos sejam acessados por o máximo de pessoas possíveis. Isso se consegue criando uma forte rede de contatos de possíveis pessoas que gostariam de apreciar seu conteúdo.

Para isso busque sempre compartilhar links com pessoas que tenham interesse no seu conteúdo, submeta seus links em comunidades ou categorias relacionadas ao tema de sua submissão, e aos poucos torne-se alguém “importante” dentro da rede social da qual você atua. E mais um ponto importante: não use de técnicas desonestas como spam para se promover em uma rede social. As conseqüências podem ser ruins, podendo resultar em punições, para você e para o site ou blog de onde você está postando a notícia.

Fonte: NextG

Nenhum comentário:

Postar um comentário